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#MANUAL – Como funciona a integração entre o ZSREST e o MEWS

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Antes de explicar o funcionamento desta integração entre o software de Restauração da Zonesoft ZSREST e o software PMS Mews quero começar por realçar que neste momento a Incognitfigure já tem 3 unidades Hoteleiras a funcionar com esta solução, além disso fomos pioneiros nesta integração colaborando desde o inicio com as duas partes nos testes e desenvolvimento a fim de se chegar a uma solução fiável e simples.

No fim desta página encontrará um link para um artigo IMPORTANTE onde é explicado de forma simples e prática como configurar esta interligação entre os dois softwares que em conjunto se tornam a melhor ferramenta para gerir qualquer tipo de negocio Hoteleiro, quer tenha 5 quartos ou 500.

A utilização do ZSREST em relação às operações normais do dia a dia na restauração é exatamente igual com excepção do que é explicado de seguida:

Teremos um botão para envio de contas para o quarto (na divisão de conta também teremos esta opção) o qual ao ser clicado abrirá um ecrã onde seleccionamos o numero do quarto. Existindo mais do que um hóspede teremos que seleccionar para qual a conta vai ser enviada (podemos numa divisão de conta enviar por exemplo parte da conta para um hóspede e de seguida enviar outra parte para outro hóspede (quer esteja no mesmo quarto ou não) ou então fazer pagamento directo. No painel de bordo podemos consultar as contas enviadas para os quartos em local próprio.

Caso no check-out (ou noutro momento qualquer) detecte algum consumo errado enviado para a conta do Hospede no Mews, a correção terá que ser SEMPRE feita no ZSREST anulando o consumo enviado anteriormente (no Painel de Bordo existe um local destinado a estes documentos chamados de IH) e de seguida efectuar o registo da totalidade do consumo com a correção devida voltando a enviar a conta para o quarto/hospede.


No Mews poderemos consultar o consumo enviado de duas formas, consultando a ficha do hospede em”Status” e de seguida em “Billing” ou então no “Accounting Report” em “Revenue”. No caso da ficha de Hospede o consumo será agrupado pelo serviço configurado. No Accounting Report o agrupamento é feito inicialmente pelas Accounting Categorys configuradas, depois pela taxa de IVA e de seguida pelo Serviço. Nas imagens a seguir pode ver como é apresentada a informação.


No ZSBMS (Portal de gestão do ZSREST/ZSPOS da Zonesoft) poderemos também consultar além das vendas os consumos enviados para os quartos/hospedes. As contas enviadas para os quartos movimentam stock, como é natural. Toda a gestão F&B pode ser feita a partir do nosso portal, desde compras, stocks, inventários, multi-armazém, fichas técnicas, etc.


Mas como o mundo não pára, a tecnologia avança à velocidade da Luz e a Zonesoft não gosta de ficar para trás (tal como a INCOGNITFIGURE) esta integração também já está em funcionamento no novíssimo portal de gestão ZSBMSPRO. Os documentos das contas enviadas para o MEWS (IH) são tratados como vendas para podermos controlar todo o F&B da unidade Hoteleira de forma rigorosa e sem muitos cliques. Este é o futuro e é uma ferramenta imprescindível para quem quer uma gestão pormenorizada, rigorosa, rápida e eficaz. Deixamos aqui algumas imagens para que não restem dúvidas do que estamos a falar.


Além de tudo isto esta integração faz mais do que enviar as contas para os quartos. Toda a facturação feita no ZSREST é enviada para o MEWS. Desta forma é possível consultar a receita efectuada do lado do ZSREST agrupada pelos Outlets e pelas Accounting Categorys. Ou seja, do lado do Mews consegue-se ter toda a análise de dados de uma outra forma. No mapa Accounting Reports iremos ter uma zona dedicada aos Outlets onde temos toda a facturação efectuada no ZSREST agrupada, bem como os pagamentos. Também pode ser feita a consulta de resultados no Manager Report onde existe uma área dedicada aos Outlets.

Aqui apenas temos que ter atenção nos filtros que usamos pois as facturas e os pagamentos são comunicados com horas diferentes (por exemplo uma mesa aberta às 22 horas e o pagamento feito à 1 hora do dia seguinte) o que pode originar uma interpretação errada dos dados. Recomendamos que se criem regras internas para que o fecho de dia no ZSREST seja feito pelo Night Audit a uma determinada hora, todos os dias. Assim teremos uma hora para usar na consulta de relatórios e desta forma nunca haverá discrepâncias nos dados obtidos. Isto porque sabemos que na Restauração é impossível fazer fechos às 00:00 horas.

Devemos ter sempre em atenção alguns casos em especifico no caso do Accounting Report. Por exemplo, uma factura a crédito envia o pagamento com a descrição da mesma no momento em que é feita, isto porque os recibos não são comunicados. Já as anulações e/ou notas de crédito enviam o movimento contrário com a indicação apenas do documento original mas com a data hora em que são efectuadas. Já no Manager Report podemos consultar a facturação agrupada por dia e temos opção para ver os resultados com ou sem IVA.

A receita é enviada como movimento positivo e o pagamento como movimento negativo. Os dados referentes aos pagamentos podem ser importantes para validar financeiramente os fechos de sessão/caixa feitos nos POS.

Fica o exemplo para verificarem.




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